Freguesia do Salão


FREGUESIA DO SALÃO

A freguesia do Salão situa-se a norte da Ilha do Faial Açores ficando a uma distância de 16Km da sede do Concelho que é a Cidade da Horta.
Pertencendo á Freguesia dos Cedros desde o ano 1620 foi elevada a Freguesia no ano de 1800, tendo como Padroeira a Senhora do Socorro que se Venera a 8 de Setembro. A população desta Freguesia ronda as quinhentas pessoas tendo por alcunha «Os Folgazões» nome este que vem das folgas que se faziam nos serões da descasca do milho e debulha do mesmo, feitura da trança com a palha do trigo para confeccionar os chapéus de palha ainda hoje utilizados pelo Grupo, Tapetes ou capachos feitos de casca do milho ou de pite, havendo também os balaios.
Os habitantes do Salão viveram da agricultura, Pecuária e Pesca pois o Porto do Salão, foi um dos primeiros portos dos Açores na caça à baleia formando na altura a Companhia Baleeira Saloense. Na Agricultura destaca-se o cultivo do milho, trigo, linho havendo também quintas onde se plantavam as arvores de frutos tais como laranjeiras, limoeiros, macieiras, figueiras, ameixieiras, damasqueiros, tangerineiras, pessegueiros etc.), por isso também é conhecida por freguesia dos pêssegos fruto que tinha muita procura durante as arrematações da Festa da Senhora do Socorro pela sua qualidade.
Para além da Festa da Senhora do Socorro os saloenses também prestam o culto ao Divino Espírito Santo, tradição secular nos Açores
O lugar do Salão era assim chamado pelos seus primeiros habitantes, porque tratava-se de uma grande área descoberta, desde a costa até à borda da Caldeira e desde o cabeço Tambroso até aos Cedros, o que fazia lembrar uma grande sala, ou seja, um salão. Por outro lado, há quem defende que a freguesia do Salão era rica duma rocha chamada Salão, daí o nome.

Para uma consulta mais pormenorizada poderão consultar http://www.geocities.com/freguesiadosalao
Mais informação da Freguesia http://www.obote.blogspot.com/

2 Respostas to “Freguesia do Salão”

  1. angela Borba Says:

    So hoje ao ver o nome da Senhora do Socorro numa canoa do Salao fiquei a saber que para alem da minha freguesia, Biscoitos S.Jorge,havia outra padroeira com essa invocacao.
    Sou residente na California e gostava de saber se aqui na net existe a foto dessa Senhora.
    Angela Borba

  2. Lourdes Oliveira Says:

    Sim existe a foto de Nossa Sra do Socorro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s